-
Arquitetos: CCBA Designs
- Área: 5000 m²
- Ano: 2022
"Originalmente dos EUA, o celebrado arquiteto e urbanista indiano, Prof. Benninger, possui uma trajetória arquitetônica que espelha a vida de um estudioso dedicado. Sua empresa CCBA Designs com sede em Pune, é uma empresa multidisciplinar renomada por suas criações inovadoras e contextualmente sensíveis. Desde sua criação, a empresa já criou um grande número de instituições ao redor do mundo, abrigando a identidade e a relação simbólica entre o ambiente construído e o tecido social. Sua mais recente empreitada o traz de volta às origens de Benninger na Índia.
Empreendimento Simbólico: Novo Bloco Acadêmico na Universidade CEPT - Localizado ao lado da Escola de Arquitetura, o novo bloco foi projetado para reforçar a continuidade cultural da linguagem arquitetônica dos campi existentes e consiste em volumes retangulares sobrepostos contendo três componentes:
- O Centro da Fundação
- A Sala de Palestras
- O Kund
O novo bloco promove uma sensação de conectividade física e visual com a icônica colina gramada e a Escola de Arquitetura ao lado. O Centro da Fundação e a Sala de Palestras estão dispostos em um layout em forma de "L" no local e envolvem o Kund que os une, abrigando um novo centro de atividades para o campus.
O Centro da Fundação - O Centro da Fundação é uma estrutura de dois andares que continua o jogo de layouts de planta livre do campus existente. Projetado para abrigar seis estúdios e seis salas de aula que acomodam cerca de 300 estudantes, o projeto segue a celebrada paleta de materiais composta por tijolos aparentes e concreto, sinônimo da identidade do campus e da linguagem arquitetônica da moderna Ahmedabad. Duas escadas em cada extremidade da estrutura levam aos estúdios da Fundação no andar superior. Eles estão encaixados dentro dos volumes para enfrentar o calor rigoroso de Ahmedabad e se abrem para varandas que moldam a fachada da edificação.
A funcionalidade espacial dos estúdios adota um layout aberto semelhante ao edifício irmão, a Escola de Arquitetura de B. V. Doshi. Refletindo a herança arquitetônica tradicional da cidade, arcos de concreto aparente são incorporados e flanqueados por claraboias em ambos os lados para melhorar a iluminação natural. O piso de vidro fosco é usado nos corredores para aumentar a entrada de luz. A Sala de Palestras: Auditório - é uma estrutura de um andar com capacidade para acomodar 450 estudantes. Seus interiores aconchegantes são ainda realçados por seus móveis de madeira, que foram concebidos e projetados por The Design Workshop de Ismet Khambatta. O uso de vidro colorido para as aberturas em forma de caixa cria um efeito de claro-escuro com o colorido no fundo.
O Kund: um centro de atividades - O Kund é um anfiteatro ao ar livre e centro de atividades estudantis. Ele assume um papel duplo através de um cuidadoso planejamento do espaço, funcionando principalmente como um local de encontro para estudantes o ano todo, enquanto se transforma silenciosamente em um poço de água durante a estação chuvosa intensa, imitando os tradicionais poços escalonados de Amdavadi. A água de todo o campus é drenada nele e usada para recarga das águas subterrâneas posteriormente, fazendo com que a intervenção se adapte às mudanças sazonais da cidade.
Os Murais: uma expressão artística - Para o Prof. Benninger, os murais desempenham um papel muito importante. O novo bloco acadêmico apresenta um grande número de murais fundidos em seus tetos de concreto. Eles atuam como anotações personalizadas dadas pelo próprio arquiteto aos jovens estudantes para promover uma curiosidade sempre crescente em aprender e observar o entorno. Alguns deles incluem o famoso Modulor de Le Corbusier e os "Princípios do Urbanismo Inteligente" de Benninger. O Modulor é uma figura humana que sintetiza um sistema universal de proporções, enquanto os "Princípios do Urbanismo Inteligente" fazem parte de uma teoria composta por um conjunto de dez axiomas destinados a orientar a formulação de projetos urbanos.
O vocabulário arquitetônico do novo bloco é ditado pelo contexto do patrimônio moderno no qual a estrutura foi construída. Assim, em vez de se afastar da paleta de materiais, o projeto usa os materiais usuais de maneiras inovadoras. O prédio empresta materialidade, escopo e expressão do local e se baseia nos arredores para criar uma obra-prima que não apenas se misturará com o tecido, mas complementará a estética e o legado do campus."